Pular para o conteúdo principal

Excursão dos alunos das turmas 66 e 67 ao Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG



Professores: Cássia e Lucinéia
Data: 28 de maio de 2010

            No dia 28 de maio de 2010, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, das turmas 66 e 67, fizeram uma excursão ao Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, seguiram a Trilha do Conhecimento, com as exposições de arqueologia, paleontologia e mineralogia.
Os alunos foram recepcionados com um passeio pela trilha ecológica, onde obtiveram informações sobre a fauna e a flora local. Em visita às exposições de Paleontologia, os alunos puderam ver de perto, réplicas de fósseis de animais do Brasil pré-históricos, estudados em sala de aula, como a preguiça-gigante, tatu-gigante e tigre-dente-de-sabre, bem como de hominídeos em suas diversas fases de evolução. Na exposição de Arqueologia, lanças de pedra lascada e de pedra polida, urnas funerárias de cerâmica e pinturas rupestres foram algumas das atrações. No museu de Mineralogia, informações sobre a exploração mineral no Brasil em especial sobre a corrida do ouro no século XVIII.
Mas apesar do foco da excursão ser as exposições de paleontologia e arqueologia o destaque foi o centenário Presépio do Pipiripau, que encantou nossos alunos, independente da religião, cada detalhe os encantou, e puderam conhecer de perto esse maravilhoso Patrimônio Histórico e Cultural de Minas Gerais.

Trilha ecológica
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fotos antigas da escola.

 1953  1953 - 7 de setembro. Acervo: Geralda Correa, Projeto "Retratos & Histórias".

Consciência Negra

Novembro é mês de celebrar a cultura afro-brasileira. Mês de refletir sobre o racismo. Mês de valorizar a diversidade. E o 3º turno da Escola Estadual Professora Geralda Eugênia da Silva brilhou. Todos os professores envolvidos no projeto e todos os alunos estão de parabéns!! Turma 81 plantando uma camélia - flor símbolo da abolição 

Biografia da dona Geralda Eugênia da Silva - "Dona Dica"

Geralda Eugênia da Silva             A professora Geralda Eugênia da Silva, popularmente conhecida como Dona Dica, nasceu no dia 23 de novembro de 1937, na Fazenda dos Coqueiros, em São Joaquim de Bicas – MG, filha de Joaquim Eugênio da Silva e Maria José de Jesus. Teve uma infância saudável junto aos irmãos Fausto, Iolanda, Lourdes, Rita, Maria João. Zote, Lúcia e Carmem. Desde muito cedo ajudava a mãe com as obrigações domésticas ou cuidando dos irmãos menores.             Foi aqui em São Joaquim de Bicas que Dona Dica aprendeu os primeiros sinais gráficos, recebeu as primeiras instruções de escrita e leitura. Foi aqui que ela recebeu, como uma sementinha, a missão de educadora que iria lhe acompanhar por toda a vida. Continuou seus estudos em Betim, Itabira e Belo Horizonte.             Em 1957 foi convidada pelo Sr. Antônio Gabriel de Resende para lecionar nesta escola que na época trazia a nomenclatura de “Escolas Isoladas Pedro Bambirra”. Iniciava-se uma carreira de inteira ded