Pular para o conteúdo principal

SEMANA DA SAÚDE NA ESCOLA

A Prefeitura de São Joaquim de Bicas, através da Secretaria de Saúde, promoveu de 04 a 08 de abril – a SEMANA DA SAÚDE. Essa semana contou com a parceria da Escola Estadual Professora Geralda Eugênia da Silva, tendo como participantes assíduos mais de 240 alunos do magistério.
Impulsionados pela data em que se comemora o “Dia Mundial da Saúde” – 07 de abril, foi que técnicos da Secretaria de Saúde ofertaram um rico cardápio de palestras, exposições sobre temas voltados para Prevenção do Câncer e Doença Renal (estes temas foram trabalhados devido ao grande número de pessoas do município acometido por estes males).
O objetivo do evento foi divulgar aos estudantes medidas de AUTOCUIDADO através do ensino de práticas que podem ser desenvolvidas por uma pessoa para preservar sua saúde, bem-estar e a própria vida.
Neste propósito foi que os técnicos da rede SUS de São Joaquim de Bicas saíram dos muros das Unidades de Saúde com a intenção de despertar nesses atores a responsabilidade com sua própria saúde, salientando que alguns hábitos diários podem melhorar sua qualidade de vida.
A programação foi estrategicamente assim definida:
DIA TEMAS RESPONSÁVEIS
Segunda-feira Hipertensão, Diabetes com ênfase na Doença Renal e atividade física Wesley, Michele e Jederson
Terça-feira Saúde da Mulher Flávia, Marina Américo e Rondinéa
Quarta-feira Tabagismo, doenças respiratórias e medicamentos Keilla, Marina Ribeiro e Solange
Quinta-feira Depressão, ansiedade Ana Flávia e Cristiane
Sexta-feira Câncer de boca Christiane e Hildegardes JR.

O evento contou com a participação expressiva dos alunos e de funcionários da Escola. O Secretário Municipal de Saúde, Paulo Maia, comentou: “Acreditamos no potencial do público ouvinte por brevemente se tornarem potenciais formadores de opinião. A qualidade de vida está diretamente ligada à educação, sendo o saber a base das transformações. A parceria: Saúde e Escola é o carro-chefe de nossas ações.”
Segundo o Prefeito Toninho Resende “a saúde é bem muito precioso que deve ser cultivado desde o início da vida. A parceria Saúde e Educação é uma boa alternativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas na busca de tornar São Joaquim de Bicas um lugar melhor para se viver”. Finaliza elogiando o forte envolvimento dos funcionários da Escola e da Secretaria de Saúde e ainda o comportamento exemplar dos alunos ouvintes.


APOIO:
• Vereador Amarildo – montagem e operação do som;
• Colegiado Gestor da Secretaria de Saúde – organização e realização;
• Funcionários da Escola Estadual Professora Geralda Eugênia da Silva;
• Prefeitura de São Joaquim de Bicas – Administração Trabalho e Respeito pela Vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fotos antigas da escola.

 1953  1953 - 7 de setembro. Acervo: Geralda Correa, Projeto "Retratos & Histórias".

Consciência Negra

Novembro é mês de celebrar a cultura afro-brasileira. Mês de refletir sobre o racismo. Mês de valorizar a diversidade. E o 3º turno da Escola Estadual Professora Geralda Eugênia da Silva brilhou. Todos os professores envolvidos no projeto e todos os alunos estão de parabéns!! Turma 81 plantando uma camélia - flor símbolo da abolição 

Biografia da dona Geralda Eugênia da Silva - "Dona Dica"

Geralda Eugênia da Silva             A professora Geralda Eugênia da Silva, popularmente conhecida como Dona Dica, nasceu no dia 23 de novembro de 1937, na Fazenda dos Coqueiros, em São Joaquim de Bicas – MG, filha de Joaquim Eugênio da Silva e Maria José de Jesus. Teve uma infância saudável junto aos irmãos Fausto, Iolanda, Lourdes, Rita, Maria João. Zote, Lúcia e Carmem. Desde muito cedo ajudava a mãe com as obrigações domésticas ou cuidando dos irmãos menores.             Foi aqui em São Joaquim de Bicas que Dona Dica aprendeu os primeiros sinais gráficos, recebeu as primeiras instruções de escrita e leitura. Foi aqui que ela recebeu, como uma sementinha, a missão de educadora que iria lhe acompanhar por toda a vida. Continuou seus estudos em Betim, Itabira e Belo Horizonte.             Em 1957 foi convidada pelo Sr. Antônio Gabriel de Resende para lecionar nesta escola que na época trazia a nomenclatura de “Escolas Isoladas Pedro Bambirra”. Iniciava-se uma carreira de inteira ded