Pular para o conteúdo principal

PROJETO TUTU COM POLÍTICA

Os alunos do 2º ano do EM, orientados pelas professoras Neuza e Mônica  trabalharam durante três meses o projeto Tutu com Política: Estudaram textos sobre os iluministas do século XVIII, a  Lei Orgânica de São Joaquim de Bicas, visitaram a reunião da Câmara Municipal, entrevistaram os vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários municipais. No encerramento foi realizado um seminário com a presença de todos na quadra da Escola. Foi um momento para ampliar  conceitos de cidadania e adquirir conhecimento que  transforma a simples pessoa em cidadão pleno.
O cidadão ativo, participante, reivindica seus direitos, exige respeito, muda o mundo.
                A política faz parte da vida do cidadão, mesmo que não perceba ou não queira.
                Para entender a política há somente um remédio: participar dela, assumindo nossa tarefa de  cidadãos responsáveis pelos destinos de nossa sociedade.
                E é assim que devemos ser: jovens-cidadãos responsáveis e atuantes!
                O projeto representou uma importante contribuição para a democracia ao apresentarem aos estudantes todas as informações referentes a prática do poder Legislativo e Executivo no dia-a-dia.
 Com esta iniciativa professores e alunos possibilitaram um maior envolvimento dos jovens na política utilizando as informações  adquiridas como instrumento para exercerem a sua cidadania com plenitude.
Após o seminário todos se confraternizaram com um delicioso tutu ( prato típico da cozinha mineira) regado com muita política!































Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fotos antigas da escola.

 1953  1953 - 7 de setembro. Acervo: Geralda Correa, Projeto "Retratos & Histórias".

Consciência Negra

Novembro é mês de celebrar a cultura afro-brasileira. Mês de refletir sobre o racismo. Mês de valorizar a diversidade. E o 3º turno da Escola Estadual Professora Geralda Eugênia da Silva brilhou. Todos os professores envolvidos no projeto e todos os alunos estão de parabéns!! Turma 81 plantando uma camélia - flor símbolo da abolição 

Biografia da dona Geralda Eugênia da Silva - "Dona Dica"

Geralda Eugênia da Silva             A professora Geralda Eugênia da Silva, popularmente conhecida como Dona Dica, nasceu no dia 23 de novembro de 1937, na Fazenda dos Coqueiros, em São Joaquim de Bicas – MG, filha de Joaquim Eugênio da Silva e Maria José de Jesus. Teve uma infância saudável junto aos irmãos Fausto, Iolanda, Lourdes, Rita, Maria João. Zote, Lúcia e Carmem. Desde muito cedo ajudava a mãe com as obrigações domésticas ou cuidando dos irmãos menores.             Foi aqui em São Joaquim de Bicas que Dona Dica aprendeu os primeiros sinais gráficos, recebeu as primeiras instruções de escrita e leitura. Foi aqui que ela recebeu, como uma sementinha, a missão de educadora que iria lhe acompanhar por toda a vida. Continuou seus estudos em Betim, Itabira e Belo Horizonte.             Em 1957 foi convidada pelo Sr. Antônio Gabriel de Resende para lecionar nesta escola que na época trazia a nomenclatura de “Escolas Isoladas Pedro Bambirra”. Iniciava-se uma carreira de inteira ded