Pular para o conteúdo principal

Diversidade e Inclusão no Mundo do Trabalho


      Diversidade e Inclusão no Mundo do trabalho (DIM), é uma disciplina que visa interagir com as quatro áreas de conhecimento: Matemática, Linguagens e Códigos da Natureza e Humanas, ministrada pelos próprios professores das quatro áreas.

      A Escola Estadual Professora Geralda Eugênia da Silva iniciou o projeto DIM em fevereiro de 2016 com o objetivo de ampliar os conhecimentos dos alunos para o mercado de trabalho, contemplando um conhecimento diferenciado e que pode ser utilizado fora da sala de aula.

      Os trabalhos desenvolvidos durante o ano proporcionaram aos alunos ferramentas de suporte quanto ao mercado de trabalho, desde a um simples currículo, quanto ao processo de ingresso no mercado. 

      O projeto ganhou uma culminância no dia 19 de novembro de 2016, com a I Feira das Profissões.

      De acordo com o projeto, foi sorteado um tema para cada grupo. Cada turma escolheu cinco profissões dentro do seu tema para ser apresentado na feira.

      Os temas foram:

EJA 2º P - Ensino Fundamental: Profissões do futuro.
EJA 4º P - Ensino Fundamental: As profissões de destaque nas quatro regiões brasileiras.
EJA 1º P - Ensino Médio: Direito, Meio Ambiente e Ciências agrárias.
EJA 2º P - Ensino Médio: Administração, Economia e Negócios.
EJA 3º P - Ensino Médio: Saúde
Turma 107 - 1º Ano Ensino Médio: Profissional autônomo e Microempreendedor.
Turma 206 - 2º Ano Ensino Médio: Comunicação e Mídia, Design e arte.
Turma 304 - 3º Ano Ensino Médio: Engenharia e Arquitetura.

      Esperamos que os trabalhos realizados em 2016 com o DIM tenham proporcionado aos nossos alunos capacitação, inclusão, conhecimento e instrumentos para o mercado de trabalho.

      A direção, supervisão pedagógica e equipe de professores parabeniza os alunos pelo empenho, dedicação e sucesso dessa feira.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fotos antigas da escola.

 1953  1953 - 7 de setembro. Acervo: Geralda Correa, Projeto "Retratos & Histórias".

Consciência Negra

Novembro é mês de celebrar a cultura afro-brasileira. Mês de refletir sobre o racismo. Mês de valorizar a diversidade. E o 3º turno da Escola Estadual Professora Geralda Eugênia da Silva brilhou. Todos os professores envolvidos no projeto e todos os alunos estão de parabéns!! Turma 81 plantando uma camélia - flor símbolo da abolição 

Biografia da dona Geralda Eugênia da Silva - "Dona Dica"

Geralda Eugênia da Silva             A professora Geralda Eugênia da Silva, popularmente conhecida como Dona Dica, nasceu no dia 23 de novembro de 1937, na Fazenda dos Coqueiros, em São Joaquim de Bicas – MG, filha de Joaquim Eugênio da Silva e Maria José de Jesus. Teve uma infância saudável junto aos irmãos Fausto, Iolanda, Lourdes, Rita, Maria João. Zote, Lúcia e Carmem. Desde muito cedo ajudava a mãe com as obrigações domésticas ou cuidando dos irmãos menores.             Foi aqui em São Joaquim de Bicas que Dona Dica aprendeu os primeiros sinais gráficos, recebeu as primeiras instruções de escrita e leitura. Foi aqui que ela recebeu, como uma sementinha, a missão de educadora que iria lhe acompanhar por toda a vida. Continuou seus estudos em Betim, Itabira e Belo Horizonte.             Em 1957 foi convidada pelo Sr. Antônio Gabriel de Resende para lecionar nesta escola que na época trazia a nomenclatura de “Escolas Isoladas Pedro Bambirra”. Iniciava-se uma carreira de inteira ded