Pular para o conteúdo principal

Por que 21 de Abril é feriado?


O dia 21 de abril é o dia da morte de Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes.
Tiradentes era militar e foi um dos líderes da Inconfidência Mineira, uma conspiração contra o governo português, motivada pela cobrança de impostos na Região Mineradora. Entre os objetivos da conspiração estava a Proclamação de uma República em Minas Gerais, portanto, foi um movimento separatista e republicano. Porém, a conspiração não passou dos planos. Foi delatada por um dos envolvidos, Joaquim Silvério dos Reis, que entregou seus companheiros em troca do perdão de suas dívidas.
Os envolvidos foram presos, mas só Tiradentes foi executado. Foi enforcado e esquartejado em 21 de Abril de 1792. Seus membros foram expostos pela estrada que ligava o Rio de Janeiro à Minas Gerais e sua cabeça foi exposta em praça pública em Vila Rica (Ouro Preto), para servir de exemplo à quem ousar se voltar contra a Coroa Portuguesa.
Tiradentes ficou esquecido durante o restante do Período Colonial e durante todo o Império, principalmente devido às suas ideias republicanas.
A imagem de Tiradentes herói foi construída com a Proclamação da República. Ele foi escolhido como herói por ser Militar e Republicano.
Mas, o dia de sua morte só se tornou feriado nacional em 9 de dezembro de 1965, pelo presidente Marechal Castelo Branco. Tiradentes passou a ser o "Patrono da Nação Brasileira". Vale lembrar, que nesse período, o Brasil vivia uma Ditadura Militar e interessava aos militares um herói nacional militar.

Curiosidades:

  • Historiadores afirmam que Tiradentes não era como as pinturas mostram, essa imagem teria sido inventada para parecer com Jesus Cristo e facilitar a simpatia do povo pelo inconfidente.
  •  A cabeça de Tiradentes foi roubada e nunca foi localizada.
  • Tiradentes é o único personagem brasileiro que possui um feriado em sua homenagem.
Referências:
SILVA, Daniel Neves. "Tiradentes"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/tiradentes-biografia.htm. Acesso em 21 de abril de 2020.
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/tiradentes.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fotos antigas da escola.

 1953  1953 - 7 de setembro. Acervo: Geralda Correa, Projeto "Retratos & Histórias".

Consciência Negra

Novembro é mês de celebrar a cultura afro-brasileira. Mês de refletir sobre o racismo. Mês de valorizar a diversidade. E o 3º turno da Escola Estadual Professora Geralda Eugênia da Silva brilhou. Todos os professores envolvidos no projeto e todos os alunos estão de parabéns!! Turma 81 plantando uma camélia - flor símbolo da abolição 

Biografia da dona Geralda Eugênia da Silva - "Dona Dica"

Geralda Eugênia da Silva             A professora Geralda Eugênia da Silva, popularmente conhecida como Dona Dica, nasceu no dia 23 de novembro de 1937, na Fazenda dos Coqueiros, em São Joaquim de Bicas – MG, filha de Joaquim Eugênio da Silva e Maria José de Jesus. Teve uma infância saudável junto aos irmãos Fausto, Iolanda, Lourdes, Rita, Maria João. Zote, Lúcia e Carmem. Desde muito cedo ajudava a mãe com as obrigações domésticas ou cuidando dos irmãos menores.             Foi aqui em São Joaquim de Bicas que Dona Dica aprendeu os primeiros sinais gráficos, recebeu as primeiras instruções de escrita e leitura. Foi aqui que ela recebeu, como uma sementinha, a missão de educadora que iria lhe acompanhar por toda a vida. Continuou seus estudos em Betim, Itabira e Belo Horizonte.             Em 1957 foi convidada pelo Sr. Antônio Gabriel de Resende para lecionar nesta escola que na época trazia a nomenclatura de “Escolas Isoladas Pedro Bambirra”. Iniciava-se uma carreira de inteira ded